quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O beijo da palavrinha, Mia Couto

Maria Poeirinha, personagem principal do livro O beijo da palavrinha, sonhava por vezes converter-se em rio. Os alunos do 4.ºano criaram um texto a esse propósito.
Se te convertesses em rio, que aventuras viverias?
Se eu me convertesse em rio, gostava de ver peixes, algas, conchas e outras coisas. Teria em cima de mim barcos e navegadores a navegar pelo rio fora, que ao anoitecer viam o lindo pôr-do-sol, tão amarelinho.
Gostava dos dias de verão, porque os adultos e as crianças iam visitar-me, dando mergulhos. Durante o dia, as gaivotas apareciam para dizerem-me “olá”. Ao anoitecer, algumas sereias belas visitavam-me e diziam:
- Boa noite, amanhã vais ter uma grande surpresa, acho que vais gostar.
E eu querendo ser mar, dizia:
- Qual é a surpresa?
- És mesmo curioso, rio! – dizia a sereia tão bela.
Éramos grandes amigos e nunca nos cansávamos de falar, falar, falar…
Nos dias seguintes, eu ficava muito contente, porque sabia qual era a surpresa: ser mar.
Andreia Sofia, 4.ºano

Sem comentários:

Enviar um comentário